sexta-feira, julho 25, 2014

Pirinéus e o 'Tour de France 2014 - ( V )

Dia 11 de viagem – 23jul14 – 4ª. feira
GARIN – Col de Peyresourd – ARREAU
Uma noite bem dormida a temperatura amena com um amanhecer de céu limpo e sol radioso uma vez mais agradável  graças à neve que jazia ainda nos picos em redor.
O almoço ocorreu com o grupo de Portugueses que gentilmente me convidaram para almoçar com eles.

Fomos para a ‘estrada’ em busca dum local mais elevado e com pouca gente sem antes no percurso sermos saudados efusivamente pela abundante assistência pois terão achado que aquele pequeno grupo deveria ser incentivado a voltar… uma autêntica festa que continuou a merecer elogios pelos passantes na ‘caravana publicitária’ que ao passar por nós nos forçavam a agitar as nossas pequenas bandeiras e cachecóis.

O Bar dos Belgas
O almoço dos meus compinchas a seu convite
Chegada a hora da passagem dos ciclistas, desta vez quiçá por ainda estarem distantes da meta, já vinha menos espaçados desde o fugitivo levando apenas uns dez minutos até ao último que por nós passou.
a etapa de hoje

um fã do nosso grupo que quer visitar Portugal

o início da passagem dos ciclistas

No final haveríamos de ir junto da autocaravana cantar ‘os parabéns’ ao mais novo dos sete que hoje perfazia 61 anos com direito a bolo e ao champagne!
Pelas cinco da tarde decidimos juntamente apontar como destino o alto da ‘Mongie’ ou mais à frente o ‘Col du Tourmalet’.

O Aniversariante e o 'Parabéns a Você!
À chegada a ARREAU, decorridos 27 kms… a fila morosa fez-nos alterar os planos pois era uma encruzilhada onde entrecruzam as viaturas vindas da meta e a polícia ter dado prioridade à passagem para os hotéis das viaturas oficiais do ‘Tour’ que serão uns três milhares.
Apontamos para o Camping Municipal onde no curto percurso de 800 mts, ‘raspei' com a autocaravana num pára-choques duma viatura saída do estacionamento… nem parei até porque o prejuízo apenas me coube a mim, mas óbviamente que fiquei triste pois terá sido a primeira 'mazela' infringida à minha ''Africana'' mesmo se os cuidados na condução tem sido enormes.
Fiquei num enorme espaço de estacionamento a 500 mts do Camping onde já outros estavam.
Gps _P_ - N 42º 54’ 10.7’’   E 0º 21’ 27.3’’
Percorridos: 1.179 Km ( Dia 27 Km )
Dia 12 de viagem – 24jul14 – 5ª. feira
ARREAU - CAMPAN - Bagnères-de-Bigorre - TARBES
Para mim teria dado como finalizada a assistência à 3ª. etapa do 'Tour', mas o grupo de amigos Portugueses manifestou interesse em arriscar na manhã seguinte a subida do 'Tourmalet'... coisa em que o meu pessimismo não acreditava.
Assim o pensei, assim aconteceu... às sete da manhã já íamos a caminho do objetivo, subindo a serpenteada estrada até ao 'Col d'Aspin' mas não fizemos mais de 33 Kms pois na bifurcação para a 'Mongie' e para o 'Col du Tourmalet' a polícia já não deixava passar autocaravanas.

Haveríamos de estacionar à entrada de uma propriedade privada com o consentimento dos seus simpáticos proprietários.
O local ainda longe da meta, permitia ver a passagem do 'Tour' sem aglomerações apenas o inconveniente da sua passagem ocorrer mais cedo e a grande velocidade.

Uma vez mais o convite para almoçar com o grupo surgiu. Daqui o meu muito obrigado à simpática equipa de Sintra com quem partilhei a etapa de ontem e mais esta.

Assim aconteceu. Dois grupos de ciclistas ainda frescos terminando o desfile com um atrasado como já vem sendo habitual.

Feitas as despedidas dos amigos Portugueses que iriam ainda visionar mais duas etapas e também dos 'Bascos' e de alguns Franceses com quem tagarelei e prossegui indo estacionar na já conhecida AS de Tarbes não sem antes haver parado em Bagnères-de-Bigorre para na RTP2 ver o final da etapa.
Uma vez mais, saio deste périplo em 'boa forma' com o meu 'Francês', sendo que apenas um dia tive uma dificuldade numa padaria... não sabiam o que significava - pão integral -... valeu uma jovem que com o seu 'smart phone' rapidamente me ajudou dizendo que em França as padarias o vendem como 'pão biológico'...
A chegada a Tarbes próximo do quartel dos 'pára-quedistas'.
Percorridos: 1.250 Km ( Dia 71 Km )

Anónimo disse...

Bom dia companheiro Resende!
Cá tenho acompanhado o seu "tour" boas descrições e dicas!
PARA O ANO NÃO FALHO!!! A família já está informada e não aceito condições (apenas a saúde poderá impedir), a propósito espero que tudo corra pelo melhor e rapidamente aquando do seu regresso e possa voltar á estrada já em grande forma!
Desculpe lá o incomodo da pergunta.... Mas que sistema de wi-fi usa em viagem? Especialmente no estrangeiro?
Passo a vida á procura de cafés e sítios para ter rede, mas parece-me que o companheiro usa algo alternativo, e como os meus conhecimentos nesta área são escassos... Agradecia uma dicas sobre o assunto
Tudo pelo melhor, e boas estradas para o regresso
Abraço
António
Edcosta@iol.pt

António Resende disse...

Em 2014-08-08 20:12, António Resende escreveu:

Olá Boa Noite

As minhas desculpas por apenas agora responder...

Em cada local há que encontrar solução:

Em FRANÇA:

- Levo sempre a Antena/Amplificadora para colocar no teto da AC;

- Quando em viagem... clico no Gps para me levar ao McDonald mais próximo, e aí estaciono o mais perto possível e acedo à net da AC.
- Nos cafés é geralmente fácil fazer o mesmo.

Nas pernoitas... acedo ao Wireless da SFR (correspondente à nossa Meo ou Nós), neste caso da Nós, acedo à página e insiro na Sfr/Fon a pp e user da Zon/Nós!

Em Portugal, ou através da FON/ZON (sou cliente) ou da Méo (tenho user e pp do meu filho).

Em locais sem acesso caso exista Restaurante ou Hotel com rede na AC, vou lá e pedindo para saber a pp para enviar um email à família... fico com rede!!!

Disponha

A R

---------- Mensagem encaminhada ----------
De: Anónimo
Data: 26 de Julho de 2014 às 10:11
Assunto: [A U T O C A R A V A N A] Novo comentário sobre Pirinéus e o 'Tour de France 2014 - ( V ).
Para: a.resende@clix.pt

Anónimo deixou um novo comentário na sua mensagem "Pirinéus e o 'Tour de France 2014 - ( V )":

Bom dia companheiro Resende!
Cá tenho acompanhado o seu "tour" boas descrições e dicas!
Tudo pelo melhor, e boas estradas para o regresso
Abraço
António
Edcosta@iol.pt

Publicar
Eliminar
Marcar como spam

Moderar comentários neste blogue.

Publicada por Anónimo em A U T O C A R A V A N A a sábado, 26 de Julho de 2014 às 09:11:00 GMT